Tem se tornado cada vez mais comum vermos cachorros com roupinhas. Entre outono e inferno então, nem se fala. Que frio!
Vestir os cães faz a alegria dos donos, não há dúvida! Eles ficam tão lindos e irresistíveis, com roupinhas quentinhas, não é mesmo? Mas será que é preciso usar roupas em cães? Eles sentem frio ou a natureza já os preparou para suportar temperaturas baixas?
Segundo a veterinária Monica Almeida, do CCZ de São Paulo, não é frescura agasalhar nossos Pets com roupas quentinhas, mantas e cobertores, em dias muito frios. Assim como os humanos, cães sentem frio e agasalhá-los pode ajudar na prevenção de doenças, principalmente pneumonia.
Nem todos os cães precisam de roupas para mantê-los aquecidos em casa , mas raças de pelo curto, cães idosos, filhotes e cães com problemas de saúde se beneficiam com o calor adicional.
Há quem diga que cães com pelagem longa não sentem frio, mas isso não é verdade. Os peludos também sentem frio e precisam ser agasalhados, sim!
Na hora de vestir o seu cão use o bom senso. A roupa deve ser confortável e dar mobilidade ao animal. Assim como você precisa de conforto dentro de um casaco, o mesmo acontece com o seu cão. A roupa tem que ser confortável e não apertada. Certifique-se de que não há zíperes, ou peças que podem esfregar ou irritar o seu cão!
Engana-se quem pensa que cães de pelagem longa não precisam usar roupas. Raças, como yorkshire, lhasa apso e shiht-zu, são raças pequenas e por isso estão mais suscetíveis a doenças como gripe e pneumonia”, garante a veterinária Ronivaiana Almeida.
É isso aí, “podemos” e, dependendo do cachorro, “devemos” colocar roupinhas em nossos peludos.
Acesse o site www.authenticpet.com.br para encontrar algumas das roupinhas demonstradas nessa reportagem.
Você também pode acessar a reportagem completa no site da Luiza Mell: