Meu cachorro pulou na piscina!

Não sei você, mas eu já passei por isso, e a primeira vez foi uma mistura de comédia e drama!

Drama_Mask_Silhouette-for-d

Ele é apaixonado por bola, estava frio, uns 5 graus e as crianças estavam brincando com a bola perto da piscina.

Eu estava passeando com ele ali por perto, ele está comigo a pouco tempo, é um pitbull de 30kg, não conheço os hábitos, sei que tem medo de chuva e de balde de água, mas quando ele vê uma bola é como se tivesse visto um pedaço suculento de frango assado.

Ele se solta e corre enlouquecido atrás da bola. A bola era nova, foi jogada na piscina em uma tentativa de salvá-la.

Ele corre todo desajeitado e pula na piscina (super gelada), é uma correria para todo lado., todo mundo gritando ao mesmo tempo!

  • Ele pegou a bola!
  • Ele sabe nadar?
  • A bola estourou
  • Tira ele da água
  • A Água está gelada

E ele tranquilão, nadando de um lado para o outro, fugindo de quem tentava tirá-lo, a preocupação dele? Ficar sem a bola nova, é claro!

images

Aí começou o drama, foi difícil tirá-lo da água, mas conseguimos, ele é um cachorro idoso, que foi abandonado e resgatado, estamos tratando várias coisas desde que ele chegou. Preocupações:

  • O cloro faz mal?
  • A temperatura faz mal?
  • Como ele sabe nadar?
  • Ele espirrou (ai MEU DEUS)
  • Como treiná-los para nadar?
  • Posso mergulhar com meu cachorro?

Descobri que a natação é um ótimo exercício para os cães, mas eles devem ser apresentados a água, sem deixá-los ansiosos ou sozinhos. E devemos tomar alguns cuidados extras.

Existem cães nadadores naturais, eles possuem membranas entre os dedos que os ajudam, esse grupo inclui o terra nova, o labrador, o field spaniel, labrador retriever, entre outros, mesmo para estes “nadadores naturais’ devemos levar em conta se o animal tem ou não o costume com a água.

Como ensinar meu cachorro a nadar?

IMG_0021

O segredo é tratar o seu cachorro como seu filho, como uma criança a primeira vez na água. Não o force a entrar, se ele tiver medo, entre com ele, permaneça no raso, incentive-o com brinquedos ou algo que ele goste. Permaneça sempre perto dele e eduque-o a entrar somente com você por perto, para evitar acidentes!

Uma vez na água, respeite os limites do animal, faça bastante carinho e festa para ele sentir que ali é um bom lugar!

Faça o exercício de chamá-lo para dentro da água e depois chamá-lo para fora. Acostume-o a obedecer as suas ordens e de outra pessoa que ele confie também, assim ele entenderá que só pode entrar com permissão.

cao-na-piscina-620x412

Faça exercícios com ele, com a ajuda de outra pessoa, um de cada lado (piscina ou mar), um no fundo e outro no raso, assim ele terá confiança. Se ele demonstrar cansaço, pare os exercícios. Em pouco tempo seu peludo poderá te acompanhar nas aventuras marítimas!

Mas e o cloro? O cloro faz tanto mal para ele como faz para nós, humanos, então, após o banho de piscina, devemos dar um belo banho de água doce e um shampoo canino de sua preferência, seque-o bem. O mesmo vale para água salgada!

Certifique-se que o peludo esteja saudável e sem infecções de pele! Trate antes de colocá-lo na água!

Sim, a temperatura muito fria faz mal para o cachorro, no caso do meu, fizemos certo, tiramos ele da água o mais rápido possível e secamos. E graças a Deus, foi apenas um espirro, ele ficou ótimo e limpinho!

Devemos tomar cuidado também em lugares com correnteza e para os de pelo curto, pele e pelos claros, cuidado redobrado com o sol!

Por fim, uma conclusão/opinião minha: Devemos SIM tratar nossos peludos como filhos, os cuidados são praticamente os mesmos, não acham?

8608b9b234e609d807d67c205d606112

Um comentário em “Meu cachorro pulou na piscina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s